ACESSO À PÁGINA DE ENTRADA DO SITE! Brasil... Meu Brasil brasileiro... NPD Sempre com você... QUE DEUS NOS ABENÇOE!
ESPECIALIDADE EM FAZER AMIGOS
AME SUA PÁTRIA!
Voltar para Home Contato Mapa do Site Volta página anterior Avança uma página Encerra Visita

NADA PODE DETER O BRASIL, O BRASIL SOMOS NÓS!

 
Guia de Compras e Serviços

GOTAS DE REFLEXÃO - EVANGELHO DOMINICAL

Colaboração do Diácono José da Cruz

Índice desta página:
. Evangelho de 15/06/2006 - Festa de Corpus Christi
. Evangelho de 11/06/2006 - Festa da Santíssima Trindade
. Evangelho de 04/06/2006 - Festa de Pentecostes

Acostume-se a ler a Bíblia! Pegue-a agora para ver os trechos citados.
Se você não sabe interpretar os livros, capítulos e versículos, acesse a página
"A BÍBLIA COMENTADA" no menu ao lado. BOA LEITURA! FIQUE COM DEUS!


15/06/06– FESTA DE CORPUS CHRISTI
(coloque o cursor sobre o texto em azul para ler o trecho da Bíblia)

Comentário: Celebrar a Eucaristia – sacramento da unidade – é renovar a aliança selada no sangue do Cordeiro, que se entregou por nós (evangelho). O caminho para se chegar à Eucaristia é o serviço: de Jesus e nosso. O serviço de Jesus foi perfeito e total, e com isso tornou-se mediador da nova aliança (II leitura), fazendo-nos perceber, no banquete que celebramos, a realidade última para a qual ele aponta: o banquete no Reino de Deus e a posse da herança eterna. O sangue é vida – a vida está no sangue, pensavam os judeus – e o sangue do Cordeiro, fonte de vida, é derramado em favor de todos.

Salmo Responsorial 115/116 - "Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor."

II leitura Hb 9,11-15: - "Cristo é mediador da nova aliança."


CORPUS CHRISTI - O ALIMENTO NOVO

Entre tantas tarefas sublimes que a vocação de ser mãe confere às mulheres, há uma em especial: a alimentação que vai desde a amamentação no peito, até a idade em que se atinge o uso da razão, onde a criança é totalmente dependente da mãe, para se alimentar. O ato de alimentar um filho requer grande amor e paciência, não só entre os seres humanos, mas também entre os animais, possivelmente seja esse o ato que mais expressa o amor materno, pois sem ele simplesmente a vida não se desenvolve.

Na ótica de alguns profetas Deus é Mãe e uma das particularidades que evidencia esse amor maternal, é a proteção e assistência que Deus dá ao seu povo na travessia do deserto, sobretudo quando sacia a sua fome e sede. Sem alimento e sem água não se caminha e não se chega a lugar algum.

Ao desesperado Elias, profeta que fugia da fúria da Rainha Jezabel, após ter derrotado a divindade Baal, em baixo de uma árvore, sobre uma pedra onde o mesmo tinha adormecido por causa do desânimo e do cansaço, o anjo de Deus lhe servirá Pão e água, com a advertência “Levanta-te e come, o caminho é longo!”

O maná e as codornizes, bem como a água que jorrou da pedra, para alimentar e fortalecer a caminhada do povo, o pão e a água que revigorou Elias na sua caminhada de quarenta dias pelo deserto, até o Monte Horeb onde se encontrou com Deus, viria a ser uma prefiguração do verdadeiro e novo alimento.

Caminhar é imperativo cristão de quem vive segundo a Fé e que por isso mesmo têm consciência de que é peregrino nesse mundo, há no livro de canto pastoral uma música que aprofunda o sentido da caminhada “Se caminhar é preciso, caminharemos unidos!”, em meio a essa reflexão sobre a caminhada, não posso deixar de citar meu pai, que gostava de repetir um provérbio italiano “Manjare manjare, camina sempre!” Nosso caminho não tem fim, o infinito é o nosso tempo, há entre nós um sinal de que já chegamos, embora ainda estejamos a caminho.

Esse sinal é precisamente a Eucaristia onde Cristo Jesus, mais do que nos dar um novo alimento, vai além e faz algo que escandaliza os Fariseus e Saduceus: oferece-se a si próprio em alimento, ao dizer “Quem come a minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele”. Comer a carne de Jesus e beber o seu sangue, só será possível se houver um sacrifício, no ritual judaico um animal morria para expiar pecados, um animal morria para render ação de graças e gratidão a Deus, mas sacrificar uma vida humana seria a maior das loucuras, contudo há nesse gesto algo muito mais do que simples heroísmo pois nele o amor atingirá a sua plenitude “Prova de amor maior não há, que doar a vida pelo irmão”.

Eucaristia, o Corpo e Sangue de Cristo presente na hóstia consagrada, Deus se oculta em um pedaço de pão, em um ato supremo de amor, deu a sua vida para que isso fosse possível, e ao descer do céu na forma de pão, trouxe o céu para nós.

No ato de alimentar-se humano, o alimento se transforma em parte integrante do nosso ser biológico, a partir do metabolismo, no ato de alimentar-se com a Eucaristia, algo extraordinário acontece: nos transformamos no corpo de Cristo, afirma Paulo na segunda leitura de hoje. Somos o Corpo e Sangue de Cristo, nos divinizamos, a transubstanciação, de certa forma, se prolonga em todo o nosso ser, e ao nosso redor naquele momento, os anjos se ajoelham em adoração. Grande mistério, que nossos sentidos não alcançam, a não ser pela fé!

Sublime Sacramento, o maior de todos os tesouros da terra! Olhemos com ternura para a Hóstia consagrada, que nos alimenta e nos conforta, que nos inspira a caminharmos todos juntos como irmãos, pois só assim iremos romper as fronteira da morte “Quem come desse pão viverá eternamente!”.

Diácono José da Cruz
jotacruz3051@gmail.com


11/06/06 – FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
(coloque o cursor sobre o texto em azul para ler o trecho da Bíblia)

Comentário: Facilmente fabricamos deuses para nós, e facilmente nos submetemos a seus caprichos e seduções. Às vezes aceitamos pacificamente os ídolos que nos são impostos pela sociedade consumista e gananciosa, que favorece a vida a uns poucos, mas gera a morte de muitos. Por causa disso amargamos exploração, opressão e violência. O único Deus verdadeiro é Javé, o Deus que liberta para que todos tenham vida. Sua originalidade e unicidade consistem nisto: ser nosso parceiro fiel e libertador (I leitura), ser nosso Pai, que nos dá o Reino em herança, adotando-nos como filhos e eliminando, pelo Espírito de Jesus, o medo que nos escraviza e aprisiona (II leitura). Esse Deus se revela na prática da comunidade cristã que vai refazendo os gestos de Jesus, até que o mundo seja transformado e tudo se torne posse da Trindade (evangelho).

I – Leitura Dt 4,32-34.39-40 - "Deus Pai, desde o início da criação, procura estabelecer comunicação e entrar em comunhão com a humanidade"

Salmo Responsorial 32/33 - "Feliz o povo que o Senhor excolheu por sua herança "

II – Leitura Rm 8,14-17 - "Deus Espírito, ao nos adotar como filhos e filhas, abriu a possibilidade de nos comunicarmos com ele."


SANTÍSSIMA TRINDADE!

Tenho uma conhecida, que foi criada por um tio que recentemente acabou ficando bem de vida e foi morar em um condomínio de luxo. A moça, que é casada e mora em um bairro bem modesto, reclama da dificuldade que tem para ir à casa do tio, tendo que se identificar até com apresentação de documento junto à portaria e ainda assim, as vezes um Segurança a acompanha para confirmar se realmente o tio a conhece, por causa da sua aparência humilde. Nos grandes condomínios das classes mais abastadas, as pessoas cada vez mais vão se tornando inacessíveis e mesmo entre os moradores, há aqueles que não se conhecem e assim, nas grandes metrópoles o homem está migrando do “social” para o “pessoal”, particularizando e tornando cada vez mais restrita a relação com outras pessoas, principalmente quem não é da mesma classe.

Há quem pense que a Santíssima Trindade é um Condomínio de luxo onde Deus se esconde em seu mistério, isolando-se em seu poder, dentro de uma relação restrita e particular entre as três pessoas. Crer em um Deus assim, tão inacessível, seria uma grande perda de tempo e por isso as leituras desse Domingo da Festa da Santíssima Trindade nos apresentam quem é realmente o nosso Deus.

É um Deus extremamente solidário, que deixou seu “Condomínio” sua potestade lá no céu, e veio morar em nosso meio, armando a sua tenda entre nós. Por isso, afirma o autor do Livro do Deuteronômio: Nunca se viu algo tão extraordinário! De fato, quem de nós, que morasse em um condomínio de alto luxo, o trocaria por um mísero barraco em uma favela? Foi exatamente isso que Deus fez...

Ele escolheu um povo, falou com ele, realizou grandes obras a favor desse povo, libertando-o das mãos dos poderosos do Egito, ensinou esse povo à bem viver, de acordo com suas santas leis.

A segunda leitura fala-nos de algo ainda mais extraordinário ainda, pois, se em um primeiro momento Deus deixou para trás o seu “condomínio” de luxo e veio morar entre os homens, o apóstolo Paulo nos revela algo ainda mais surpreendente: Ele nos deu o seu Espírito e nos adotou como filhos e filhas tornando-nos seus herdeiros e Co-Herdeiros de Cristo, ou seja, tudo que é de Deus e de Cristo, é também nosso! Tomemos mais um exemplo simples para facilitar a nossa compreensão, é como se alguém, tomasse todos os moradores de uma favela e os levasse para morar em seu condomínio de luxo, não de favor, mas como Donos na condição de herdeiros.

Mas a Herança que herdamos de Deus em Jesus Cristo, não é o condomínio, mas sim a convivência, a amizade, a comunhão com Deus porque pelo espírito fomos inseridos na vida de comunhão, as três pessoas se abriram para nos receber na Vida Nova da graça de Deus. E se alguém duvidar basta ver a afirmação de Jesus no final do evangelho desse domingo: eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo!

Como nos dias de Moisés, hoje temos muitos deuses, que tentam nos seduzir oferecendo-nos mil e uma vantagens, mas nenhum deles chega aos pés do nosso Deus o Pai de Jesus Cristo, que nos acolhe em sua vida e faz o impossível para que alcancemos todos a verdadeira felicidade a que fomos por ele destinados. Nosso Deus em Jesus Cristo não é esses “deusinhos” da Modernidade que só quer nos dar um bem estar passageiro, que deixa depois em nossa vida o gosto amargo da decepção! Mas Ele é Pai, amigo, irmão, está conosco hoje e estará para sempre, desde que aceitemos permanecer nessa comunhão de Vida. Deus é Trindade Santa, mas que nem por isso aceita uma vida de comunhão com o homem, ainda imperfeito.

Portanto, não devemos nos iludir com outros deuses porque não há nenhum outro no céu ou na terra, que seja tão apaixonado por nós, como esse que se manifestou em Jesus Cristo. Que movidos por essa graça, nossas ações sejam sempre em comunhão com o Pai, o filho e o Espírito Santo. Amém!

“Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo, esteja com todos vocês!”

Diácono José da Cruz
jotacruz3051@gmail.com


04/06/06 – Festa de Pentecostes
(coloque o cursor sobre o texto em azul para ler o trecho da Bíblia)

Comentário: No Pentecostes, coroa do Ciclo da Páscoa, todos nascemos e renascemos continuamente. Nascemos para a vida no Espírito e renascemos para o projeto de Deus, procurando falar a linguagem do Espírito para o mundo de hoje. Bebendo o mesmo Espírito que foi a base da ação e da palavra de Jesus, a comunidade cristã provoca o julgamento de Deus (evangelho). Reunida pelo Espírito de Jesus, torna-se a epifania de Deus, proclamando suas maravilhas (I leitura), levando o projeto de Deus a todos os povos. Forma o corpo de Cristo e bebe do único Espírito. Por isso, na comunidade cristã, cada pessoa é um dom do Espírito para formar a comum-unidade (II leitura). Ninguém possui plenamente o Espírito, e ninguém está privado dele. Na união de todos é que se forma o corpo de Cristo, o templo do Espírito Santo.

II leitura (1Cor 12,3b-7.12-13): - "Ninguém possui plenamente o Espírito; ninguém é privado dele! A comunidade é o corpo de Cristo!"


“RECEBEI O ESPÍRITO SANTO!”

No verão americano é comum a ocorrência de grandes incêndios em matas e florestas, onde o fogo avança destruindo tudo o que tem pela frente, por causa do vento que o espalha para todos os lados. Lucas usou muito bem esses dois elementos da natureza, para nos ensinar que Pentecostes não foi um acontecimento isolado lá em Jerusalém, mas o fogo derramado aquele dia sobre a comunidade, espalhou-se pelo mundo inteiro.

Sempre que na Sagrada Escritura encontramos Vento, Fogo ou algum barulho estranho, admiração, medo e espanto, estamos diante dos sinais teofânicos, é o jeito de Deus se manifestar, é um jeito que o autor sagrado usa para chamar a nossa atenção, para nos dizer que algo importante está acontecendo naquele momento.

Assim nasceu a Igreja de Cristo, na impetuosidade de um Vento, que nunca mais parou de soprar, no calor de um fogo que nunca mais parou de arder, nos corações movidos pela fé, no sopro vivificador de Jesus Cristo. A vida humana começou com um sopro lá em Gênesis “Deus soprou sobre as narinas do homem, inflando-o com a vida”, Jesus dá o seu “Ruah” aos discípulos reunidos no cenáculo dando origem a um povo novo, redimido e liberto, que assim, no poder do Espírito Santo, irá dar continuidade à sua missão.

O papel primordial do Espírito é romper qualquer barreira que impeça os homens de viverem essa comunhão com e para Deus, por isso a barreira do idioma diferente, que surgiu na construção da Torre de Babel, é agora derrubada, como na ação do Espírito Santo o Papa João Paulo II contribuiu para a queda do muro de Berlim, como bem o sabemos que ainda há muitos paradigmas a espera de quem os derrube.

Na comunidade o Espírito suscita os carismas, que nos faz diferentes no serviço, porém vinculados a uma mesma Fé em um único Senhor. O pluralismo de tantos dons e ministérios constituiu-se na grande riqueza da Igreja, mas é necessário que cada cristão descubra-se como um servidor em potencial, agraciado pelo dom do Espírito Santo, porque assim como não há membro sem função em um corpo, não há na Igreja Cristão sem carisma. Os carismas não podem ser visto como “O mais importante, o menos importante” mas sim como diferentes. Temos que reconhecer que precisamos dos carismas uns dos outros, e de que os outros precisam do nosso carisma. Quando não há esse reconhecimento, surgem as divisões que rompem de maneira pecaminosa, a unidade estabelecida pelo Espírito Santo. Nesta semana celebramos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O Ecumenismo continua a ser ainda, o maior de todos os nossos desafios no mundo de hoje. Quando mais amadurecermos no Espírito Santo, seremos abertos ao diálogo e à comunhão com o “Diferente”, quanto mais infantil a nossa fé, mais estaremos fechados ao diálogo e a comunhão com o “diferente”, pois onde há radicalismo não há comunhão.

Por isso, nessa Festa de Pentecostes, temos forçosamente de olhar para as nossas relações, dentro e fora da comunidade, para quem sabe pedirmos perdão, reconhecendo com humildade que muito pouco contribuímos para que haja a unidade perfeita, sonhada e desejada por Jesus “Pai, que eles sejam um”. E que seja esse o nosso compromisso dentro e fora da comunidade; edificarmos pontes que unem, e derrubarmos barreiras que separam...

“ENVIAI O VOSSO ESPÍRITO, SENHOR, E DA TERRA TODA FACE RENOVAI”

Diácono José da Cruz
jotacruz3051@gmail.com



PÁGINA DESTINADA A PUBLICAÇÃO DE SERMÕES PROFERIDOS EM MISSAS



QUE DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Oh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente
as que mais precisarem!

Graças e louvores se dê a todo momento:
ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje!    Este é o dia que nos fez o Senhor Deus!  Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".

( Salmos )

.
ARTE E CULTURA
RELIGIÃO CATÓLICA
Ajuda à Catequese
EVANGELHO DO DIA
ANO DA EUCARISTIA
AMIGOS NPDBRASIL
COM MEUS BOTÕES
LIÇÕES DE VIDA
Boletim Pe. Pelágio
À Nossa Senhora
Orações Clássicas
Consagrações
O Santo Rosário
Devoção aos Santos
Fundamentos da Fé
A Bíblia Comentada
Os Sacramentos
O Pecado e a Fé
Os Dez Mandamentos
A Oração do Cristão
A Igreja e sua missão
Os Doze Apóstolos
A Missa Comentada
Homilias e Sermões
Roteiro Homilético
Calendário Litúrgico
O ANO LITÚRGICO
Padre Marcelo Rossi
Terço Bizantino
Santuário Terço Bizantino
Santuario Theotókos
Mensagens de Fé
Fotos Inspiradoras
Bate-Papo NPD
Recomende o site
Envie para amigos
 
Espaço Aberto
 
MAPA DO SITE
Fale conosco
Enviar e-mail
Encerra Visita
 

 


Imprimir

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...


Voltar
Página Inicial |Arte e Cultura | Literatura | BOLETIM MENSAL

Parceiros | Política de Privacidade | Contato | Mapa do Site
VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...
Design DERMEVAL NEVES - © 2003 npdbrasil.com.br - Todos os direitos reservados.