ACESSO À PÁGINA DE ENTRADA DO SITE! Brasil... Meu Brasil brasileiro... NPD Sempre com você... QUE DEUS NOS ABENÇOE!
ESPECIALIDADE EM FAZER AMIGOS
AME SUA PÁTRIA!
Voltar para Home Contato Mapa do Site Volta página anterior Avança uma página Encerra Visita

NADA PODE DETER O BRASIL, O BRASIL SOMOS NÓS!

 
Guia de Compras e Serviços

GOTAS DE REFLEXÃO - EVANGELHO DOMINICAL

Colaboração do Diácono José da Cruz

Índice desta página:
. Evangelho de 20/05/2007 - Festa de Ascensão do Senhor
. Evangelho de 13/05/2007 - 6º Domingo de Páscoa
. Evangelho de 06/05/2007 - 5º Domingo de Páscoa

ATENÇÃO:

Se na sua paróquia não há distribuição de folhetos para que os fiéis acompanham as leituras e orações da missa, fale com o pároco e peça-lhe permissão para utilizar o folheto que está disponível para download no site da Diocese de São José dos Campos - SP, na página http://www.diocese-sjc.org.br/novalianca.asp

Acostume-se a ler a Bíblia! Pegue-a agora para ver os trechos citados.
Se você não sabe interpretar os livros, capítulos e versículos, acesse a página
"A BÍBLIA COMENTADA" no menu ao lado.

Aqui nesta página, você pode ver as Leituras do Domingo e o Salmo,
colocando o cursor sobre os textos em azul.
BOA LEITURA! FIQUE COM DEUS!


20.05.2007
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR
__ DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS __
__ SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS __
__ PREPARAÇÃO PARA A MISSÃO __

(coloque o cursor sobre os textos em azul abaixo para ler o trecho da Bíblia)

Comentário: Caríssimos irmãos e irmãs! A Igreja celebra hoje a Ascensão de Nosso Senhor, isto é, a sua glorificação, o “ESTAR SENTADO À DIREITA DO PAI”. A solenidade de hoje nos lembra que, a partir dela, devemos viver com a mente no céu, comungando da realidade da glorificação de Cristo. Viver, porém, com a mente junto ao Senhor glorioso não nos dispensa de permanecermos com os pés no chão. Esta é a realidade transcendente do Cristo que celebramos. Sua Igreja, que somos todos nós, continua sua atividade aqui na terra: “SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS EM JERUSALÉM E ATÉ OS CONFINS DA TERRA”. Iniciemos, jubilosos, a liturgia de hoje, cantando!

SALMO RESPONSORIAL (Sl 46 (47)): - "Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!"

SEGUNDA LEITURA (Ef 1,17-23): - "A Igreja, Corpo Místico de Cristo, é a presença dele, atuante no mundo."

EVANGELHO (Lc 24,46-53): - "A Ascensão de Jesus é o início da missão da Igreja. A missão de Jesus tornou-se a missão de sua Igreja. Para que essa missão se realize, precisamos da força do alto."


“A ALEGRIA DA ASCENSÃO”

Fui à casa de um amigo após o sepultamento de sua mãe e estava reunida toda a família, ao lado do pai idoso que mandou a irmã mais velha preparar um delicioso jantar, enquanto um outro colocava um CD com as músicas prediletas da falecida, alguém apanhou no guarda roupa um álbum de fotos e quando eu pensei que todos iam começar a chorar de saudades, foi o contrário, os mais velhos riam ao se verem mais novos, vestidos a caráter, e logo o riso foi tomando conta de todos, substituindo o pranto de algumas horas atrás.

Confesso que me senti um pouco deslocado, pareciam felizes, uma das filhas falava do jeito de ser da mãe, e como ela criara a todos eles com autoridade, mas também com muito amor, e até o pai, perdera a tristeza que até pouco tempo estava estampada em seu rosto, eram descendentes de italianos, falavam alto e logo o clima parecia de uma festa.

Um dos netos, ainda triste, foi consolado pelo avô, que lhe disse muito firme: “Olha meu filho, não há motivo para chorar, a vovó subiu para o céu e está lá com Deus dando aquelas risadas que só ela sabia dar, os nossos olhos viram ela morta, mas em nosso coração ela está muito viva e presente, ela pediu que após o enterro nos reuníssemos aqui e não queria choradeira, ela sabia mito bem o que dizia e para onde ia, após a morte”.

O evangelho desse domingo, Festa da Ascensão do Senhor, tem como palavra chave a alegria “Voltaram para Jerusalém e com grande alegria estavam sempre no templo, bendizendo a Deus”.

Como deve ser bem triste a vida de quem não têm Fé... Pois nada faz sentido e o próprio viver é em vão uma vez que todos os sonhos e projetos de felicidade, tudo o que se buscou e desejou a vida inteira, termina de maneia melancólica dentro de um caixão, enfiado em um túmulo aonde irá se decompor. Se fosse mesmo este o destino do homem, Deus seria muito cruel e mentiroso!

A alegria dos discípulos é primeiramente porque, iluminados pelo Espírito Santo acabaram de descobrir na luz da fé, a mais bela de todas as revelações: A morte não foi o capítulo final na vida do Mestre, como eles pensavam, mas ela foi necessária para que Deus Pai mostrasse o seu Poder, ressuscitando Jesus e lhe dando um corpo glorioso, imortal e sem limites, mergulhado na plenitude e na glória do céu. Portanto, ascensão não é despedida melancólica, mas início de um tempo novo onde o Cristo, livre dos limites que fazem parte da natureza humana, se faz presente de maneira definitiva em espírito a homens de todos os tempos e lugares. É este o pensamento que me ocorre em relação aos entes queridos que se foram, os quais temos a certeza de que estão com Deus, ora, se estão com Deus estão também conosco, pois Deus está em toda a parte porque é Onipresente.

A crença neste mistério de Cristo, celebrada em todos os domingos pela Igreja na Santa Eucaristia, não faz dos discípulos do Senhor, super-homens, com super-poderes e imunes das tribulações, sofrimentos e dos limites, enquanto seres humanos.

O discípulo nasce, cresce, atinge a maturidade, mas um dia envelhece ou adoece, e faz a experiência da morte biológica,igual a todos os outros homens, porém, a diferença está na visão de Fé, que lhes permite, a partir da ascensão do Senhor, verem os acontecimentos da história e os de sua própria vida, de modo diferente, pois, apesar de todas as nossas misérias, dos pecados da igreja, dos nossos pecados e imperfeições, Jesus vai construindo em meio aos homens o seu Reino de Amor e de Paz!

Nada poderá deter a força do Reino de Deus, nenhuma força do mal, presente no mundo, conseguirá impedir que ele cresça e atinja sua plenitude, essa garantia vem de Jesus, do que aconteceu com ele, que foi esmagado pelos seus inimigos e quando estes pensavam que Jesus estava sepultado e tinham conseguido derrotá-lo, eis que o Pai o glorificou e fez dele o Senhor da Vida e da História dos homens, e o Mal teve que engolir a vitória de Jesus.

Mas atenção! É necessário que transformemos a nossa fé em ação concreta, e para isso é preciso parar de olhar para o céu a espera de algum “milagre” e olhar para a terra, onde estamos todos envolvidos em situações onde somos colocados como testemunhas de Cristo, do seu evangelho e da sua vitória.

Está na hora de fazermos esse anúncio aos desiludidos, desanimados, aos sem esperança, está na hora de falarmos que a vida para quem acredita, não é só aquilo que aparenta ser, que o mal, as desgraças, as tragédias, as drogas e toda a violência, não conseguirão sufocar a semente que Jesus plantou, e que a Igreja cuida através dos tempos, alimentando com a palavra e a esperança de ver as flores e os frutos, e que o melhor está por vir. Essa é a nossa missão como Igreja, que se iniciou precisamente com a Ascensão do Senhor!

Diácono José da Cruz
jotacruz3051@gmail.com

13.05.2007
6º DOMINGO DE PÁSCOA
__ ABERTURA DA V CONFERÊNCIA DO EPISCOPADO
LATINO-AMERICANO E CARIBENHO __
__ SE ALGUÉM ME AMA, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA __
__ DIA DAS MÃES __

(coloque o cursor sobre os textos em azul abaixo para ler o trecho da Bíblia)

Comentário: Caríssimos irmãos e irmãs! O amor deve ser externado através de atos concretos. Viver de conformidade com os ensinamentos de Jesus é a maior prova de amor que podemos oferecer-lhe. Uma religiosidade, sem ressonância na vida, demonstra descompromisso com a mensagem e a Pessoa de Jesus. Que esta Celebração Eucarística nos ajude a testemunhar sem-pre o amor. Cantemos!

SALMO RESPONSORIAL (Sl 66 (67)): - "Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem!"

SEGUNDA LEITURA (Ap 21,10-14.22-23): - "A Jerusalém Celeste representa o novo povo de Deus, a Igreja, que nasce da pregação do Evangelho. Em meio a ele, refulge com toda a força a glória de Deus e do Cordeiro."

EVANGELHO (Jo 14,23-29): - "Para guardar a Palavra de Jesus, duas coisas são necessárias: o esforço humano e a imprescindível assistência do Espírito Santo."


“O ESPÍRITO QUE ENSINA!”

Tive um amigo que era “fera” em ciências exatas, conhecia e sabia de cor conceitos e fórmulas de matemática, física e química, que assombrava os professores e a todos nós da sua classe, que morríamos de inveja quando o víamos tirar notas altas nessas matérias, sem nunca ser preciso fazer a prova final porque bem antes de encerrar o ano letivo, já tinha fechado todas essas matérias.   Findo o segundo grau, prestou vestibular para engenharia sem fazer nenhum cursinho e de maneira brilhante obteve classificação para cursar engenharia.

Em certa ocasião encontrei-o na empresa, prestando serviço como auxiliar administrativo em uma renomada empreiteira de montagens industriais e ao perguntar-lhe por que trabalhava como auxiliar se já era engenheiro formado, respondeu-me que queria especializar-se nessa área e que este aprimoramento profissional só era possível se tivesse a prática e daí sim, estaria habilitado para exercer aquela profissão “Na teoria é uma coisa, na prática é outra”, disse-me sorrindo, ao concluir a nossa conversa.

É este precisamente o ensinamento do evangelho desse Sexto domingo da Páscoa: passarmos da teoria à prática da verdadeira religião, que nada mais é do que o amor na relação com Deus e com o próximo, porque parece que as nossas comunidades cristãs, algumas um pouco mais, outras um pouco menos, são todas bem parecidas com o meu amigo dos tempos de escola, vive-se muito uma religião teórica, um amor teórico, nossos conceitos de religião e de amor, segundo o evangelho que aprendemos na catequese e que ouvimos em cada celebração, são os mais belos e verdadeiros, tanto é verdade que Jesus Cristo é conhecido e admirado por milhões e milhões de pessoas no mundo inteiro, dentro e fora das igrejas.

E essa praticidade seria impossível se não fosse à ação do Espírito Santo, que de maneira ininterrupta, 24 horas nos ensina e nos recorda as palavras de Jesus, sem essa ação do Espírito Santo, a Sagrada Escritura e particularmente o Novo Testamento, não passaria de belos conceitos e fórmulas de “Como se Viver Bem” com a gente mesmo, com os outros e com Deus, uma espécie de manual de com instruções práticas sobre um eletro doméstico, desses que deixamos empoeirar, esquecido no fundo de uma gaveta.

O Espírito Santo não nos ensina algo novo e diferente do que Jesus nos ensinou, mas ele atualiza a palavra em nossa vida, dando-nos a resposta que precisamos diante de certos acontecimentos ou situações, que o Jesus Histórico não viveu, pois naquele tempo não tinha TV, Celular, Internet, avião, naves espaciais, tecnologia avançada, aborto, divórcio, violência, corrupção, tráfico de drogas, globalização, essas e outras coisas são realidades do nosso tempo, diante das quais, o ensinamento de Jesus tem sempre uma resposta que é atual e verdadeira, pela ação do Espírito Santo.

Mas o Espírito Santo só age em nossa vida se já tivermos ouvido e guardado a Palavra de Jesus, que é a Palavra do Pai, mesmo porque, as três pessoas da Santíssima Trindade nunca agem isoladamente, mas sempre juntas, em perfeita comunhão. O Espírito Santo não é apenas um lado de Deus, mas é Deus por inteiro e, portanto, não faz mágica, mas sua ação está intimamente ligada ao Pai e ao Filho.

E o amor a Deus e ao próximo, é o sinal de que guardamos a Palavra de Jesus, é por isso mesmo que o evangelho coloca a prática desse amor como “Carro Chefe de Tudo”, porque todo o ensinamento de Jesus, suas palavras e obras, revelam ao homem essa Verdade absoluta que é o amor de Deus, e para estar nele com ele e com o Pai, não há outro caminho que não seja o do amor.

A presença de Deus em nós não está condicionada às práticas religiosas, grandiosas liturgias e arrebatamentos celestiais, mas a vivência do amor, porque a liturgia eucarística nada mais é do que a celebração do Amor que se encarnou no meio dos homens e quem faz do cristianismo, apenas o cumprimento de preceitos e práticas religiosas, fica apenas na teoria, sabe tudo, conhece tudo, mas não vive a principal verdade revelada por Jesus, que é o amor, isso é tão claro para o evangelista João, que ele irá dizer para sua comunidade, que “Deus é Amor”.

A Paz que Jesus dá ao mundo, a partir dessa verdade, não é a paz do comodismo, da ausência dos problemas, das dificuldades e desafios. Não existe uma comunidade assim, mas a Paz significa essa presença de Deus em nossa vida por isso o nosso coração não deve se perturbar nem ter medo.

Trata-se, portanto, de uma paz inquietante, que questiona e que busca algo de belo, na plenitude que só Jesus pode nos dar, é dom, mas também conquista ao mesmo tempo, está sujeita aos conflitos na relação com o mundo porque busca algo que o mundo não pode nos dar. O mundo quer nos convencer do contrário, mas quando amamos e guardamos no coração a Palavra de Jesus, podemos contar com o melhor de todos os advogados: o Espírito Santo, que nos transforma em evangelho vivo!

Diácono José da Cruz
jotacruz3051@gmail.com

06.05.2007
5º DOMINGO DE PÁSCOA
__ AMAR COMO JESUS AMOU __

(coloque o cursor sobre os textos em azul abaixo para ler o trecho da Bíblia)

Comentário: Caríssimos irmãos e irmãs! os cristãos são chamados a espalhar pelo mundo a nova lei do amor. Não se trata de mais uma lei entre tantas que já existem, mas a única maneira de servir e agradar a Deus. A vivência do amor é o maior testemunho que os cristãos podem dar ao mundo. Iniciemos esta Eucaristia com muita alegria, entoando o cântico de entrada e dando glórias a Deus!

SALMO RESPONSORIAL (Sl 144 (145)): - "Bendirei o vosso nome, ó meu Deus, meu Senhor e meu Rei para sempre!"

SEGUNDA LEITURA (Ap 21,1-5a): - "João fala de realidades futuras, de um tempo em que não haverá mais sofrimento e nem morte, pois Deus habitará no meio do seu povo."

EVANGELHO (Jo 13,31-33a.34-35): - "O amor ao próximo é o distintivo dos discípulos de Cristo. Eles serão reconhecidos no mundo pela prática do amor fraterno."


“A GLÓRIA E O AMOR!”

Podemos trocar neste evangelho, a palavra Glória por Sucesso, que significa ser bem sucedido em algum empreendimento humano, obtendo o reconhecimento de todos, recebendo as honras e os elogios, por ter sido o melhor, por ter sido um vencedor.

É assim em uma carreira profissional ou política, é assim no mundo das artes, da ciência ou do esporte, onde o mais hágil, o mais forte, o mais bem dotado, sempre vence. Uma vitória traz algo muito buscado por todos que é o poder, e quem o alcança tem as pessoas á sua disposição, que irão manifestar sempre o apoio, em uma clara submissão ao seu ídolo. É a glória! Como exclamam feliz, os que a alcançaram. O ídolo se torna uma referência, uma marca, um estilo de vida que irá servir de modelo a todos.

Alimenta-se assim uma verdadeira veneração do Ego do vencedor, que pensa sempre em si mesmo, em seus interesses, em suas conveniências, que planeja e arquiteta sempre o que lhe favorece e lhe faz bem, ou em outras palavras; que tem um “mundo” girando ao seu redor. Em um sistema egoísta que favorece um só ou alguns felizardos, basta olharmos o modelo econômico corrompido pelo neoliberalismo, e que mantém na ponta da pirâmide quem chegou lá, por merecimento ou por mecanismos escusos porque sendo assim, cada irmão ou irmã torna-se um concorrente que deve e precisa ser eliminado, quando se busca o sucesso e a fama.

O sistema nos faz pensar e agir desta forma e assim, simples adversários são transformados em inimigos!

Entretanto, a glória para Deus é o oposto do que é para os homens, porque não tem como fundamento o egoísmo, mas sim a solidariedade e um modo de amar que o homem nunca tinha visto ou experimentado antes.

Um amor verdadeiro quer construir, renovar, ajudar o outro a crescer, quer a vida e o bem do próximo, quer vê-lo livre para tomar decisões sábias, para conquistar seus ideais, construir sua própria vida e fazer a própria história. Mas tudo isso poderá ter um preço muito alto, que nem sempre estamos dispostos a pagar, pois o sistema nos convence de que, qualquer investimento deverá sempre ser feito para nós mesmos e não para os outros, pois é perigoso ajudar as pessoas a crescerem em dignidade, amanhã elas poderão ser mais um concorrente.

Esse modo de pensar e de viver é sempre perigoso, pois pode representar a perda até da própria vida, é melhor pensar e viver como todos os outros, pois somos condicionados a vencer, ninguém quer perder, ninguém quer a derrota, ninguém deseja o fracasso. Não vale a pena dar a vida pelos outros, ninguém irá reconhecer!

Pois essa é a glória para Deus, quando pensamos e agimos diferente do mundo, por causa do evangelho, Deus é glorificado, porque pensamos e agimos exatamente como o Filho Jesus. Por essa razão que neste evangelho, exatamente quando começa a delinear-se um aparente fracasso do ideal do reino, proposto por Jesus, com a traição de Judas, o Mestre anuncia que o Filho do Homem foi glorificado e que Deus foi glorificado nele. Ao ser glorificado pelo Filho, que não pensa e não age conforme o sistema marcado pelo pecado do egoísmo, mas sim pelos valores do Reino, o Pai o glorificará quando chegar a sua hora, a hora da cruz, que será aparente fracasso para os homens, mas a gloria para Jesus, provavelmente é este o sentido do ensinamento que ele faz aos seus discípulos na citação “quem perder a sua vida por causa de mim, irá ganhá-la”.

Mas como percorrer um itinerário tão desafiaor, que vai na contra mão do sistema opressor e explorador? Onde poderá o discípulo encontrar força para seguir o Mestre e trilhar esse mesmo caminho? Na segunda parte deste evangelho Jesus deixa\aos discípulos o seu legado e o seu testamento, que é dado na forma de um mandamento novo “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. Esse amor é muito mais que um sentimento, muito mais que uma virtude, esse amor é o próprio Deus, que tem a força renovadora, única capaz de transformar a tudo e a todos, dando-nos um novo céu e uma nova terra, levando o homem a seu destino glorioso junto a ele. Quem ama como Cristo nos amou, e não tem medo de perder, já antecipa em sua vida um pouco deste novo céu e desta nova terra! Que nossas comunidades sejam assim! Amém.

Diácono José da Cruz
jotacruz3051@gmail.com



QUE DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Oh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente
as que mais precisarem!

Graças e louvores se dê a todo momento:
ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje!    Este é o dia que nos fez o Senhor Deus!  Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".

( Salmos )

.
ARTE E CULTURA
RELIGIÃO CATÓLICA
Ajuda à Catequese
EVANGELHO DO DIA
ANO DA EUCARISTIA
AMIGOS NPDBRASIL
COM MEUS BOTÕES
LIÇÕES DE VIDA
Boletim Pe. Pelágio
À Nossa Senhora
Orações Clássicas
Consagrações
O Santo Rosário
Devoção aos Santos
Fundamentos da Fé
A Bíblia Comentada
Os Sacramentos
O Pecado e a Fé
Os Dez Mandamentos
A Oração do Cristão
A Igreja e sua missão
Os Doze Apóstolos
A Missa Comentada
Homilias e Sermões
Roteiro Homilético
Calendário Litúrgico
O ANO LITÚRGICO
Padre Marcelo Rossi
Terço Bizantino
Santuário Terço Bizantino
Santuario Theotókos
Mensagens de Fé
Fotos Inspiradoras
Bate-Papo NPD
Recomende o site
Envie para amigos
 
Espaço Aberto
 
MAPA DO SITE
Fale conosco
Enviar e-mail
Encerra Visita
 

 


Imprimir

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...


Voltar
Página Inicial |Arte e Cultura | Literatura | BOLETIM MENSAL

Parceiros | Política de Privacidade | Contato | Mapa do Site
VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...
Design DERMEVAL NEVES - © 2003 npdbrasil.com.br - Todos os direitos reservados.