ACESSO À PÁGINA DE ENTRADA DO SITE! Brasil... Meu Brasil brasileiro... NPD Sempre com você... QUE DEUS NOS ABENÇOE!
ESPECIALIDADE EM FAZER AMIGOS
AME SUA PÁTRIA!
Voltar para Home Contato Mapa do Site Volta página anterior Avança uma página Encerra Visita

NADA PODE DETER O BRASIL, O BRASIL SOMOS NÓS!

 
Guia de Compras e Serviços

PENSANDO A RELIGIÃO

"A VONTADE DE SALVAR-SE"

Texto enviado pelo amigo Mário Eugênio Nogueira


Os sintomas neuróticos, a exemplo da agressividade, não são somente o resultado e o efeito de causas passadas, da sexualidade reprimida, dos maus tratos, ou do impulso do “poder infantil”. Algumas vezes é uma tentativa desesperada do desejo de segurança, e por extensão de salvação, de quem acredita, poder salvar-se por si mesmo, dizendo não, ou então, calando-se, sentir-se um deus.

É o que se destaca do Evangelho de São Lucas, capitulo 23,33-43, quando lemos:

“Quando chegaram ao lugar chamado “A Caveira”, ali crucificaram a Jesus e aos dois criminosos, um à direita e o outro à esquerda. 34 Jesus dizia: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Depois, repartiram as vestes de Jesus, tirando a sorte. 35 O povo permanecia lá e observava. Os sumos sacerdotes zombavam de Jesus, dizendo: “Ele salvou os outros; se for o Cristo de Deus, o Eleito, salve-se a si mesmo” 36 Também os soldados aproximavam-se para oferecer-lhe vinagre e zombavam, 37 dizendo: “Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo” 38 Pois havia também uma inscrição acima dele: “Este é o rei dos judeus”.
39 Um dos criminosos crucificados insultava-o, dizendo: “Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós” 40 O outro, porém, o repreendeu, dizendo: “Nem tu, que estás sofrendo a mesma condenação, temes a Deus? 41 Nós sofremos com justiça porque recebemos o castigo merecido pelo que fizemos, mas este nada fez de mal”. 42 E falou: “Jesus, lembra-te de mim quando vieres como Rei”. 43 E Jesus lhe respondeu: “Eu te asseguro: ainda hoje estarás comigo no paraíso”.

O texto em questão, muito rico em detalhes aborda, particularmente, o tema da felicidade eterna a que o homem tem direito.Felicidade e segurança, sua companheira, tesouro que procuramos toda a nossa vida, de várias formas. O texto em questão infere que possuímos em nosso coração o desejo de que – a exemplo de Dimas – também nos seja assegurado sermos felizes para sempre.

Somos informados que eram dois os que estavam ao lado de Jesus, no Gólgota, atados como Ele à cruz. Todavia, só um deles, de nome Dimas recebe de Jesus a certeza de que vai estar com Ele no Paraíso. Essa garantia é dada pelo próprio Jesus.

Se eram dois os que estavam próximos a Jesus, atados à cruz, porque só um deles recebe acolhimento de Jesus? O outro não merecia ser tratado da mesma forma? O que o impediu de ter, como Dimas, a sua salvação assegurada? Será que foi porque ele não pediu isso a Jesus? Para ser salvo é preciso pedir, é preciso desejar?

Tido como misericordioso O Senhor tem poderes para salvar a todos, indistintamente, como está expresso num trechinho do salmo 24 que ensina: “O Senhor é piedade e retidão – (...) dirige os humildes na justiça e aos pobres Ele ensina –(oferece) – seu caminho”.

Para que possamos receber de Jesus aquilo que Ele tem reservado para cada um de nós – e quer nos dar - (libertação/felicidade) - é preciso que queiramos e estejamos dispostos a receber, com um desejo muito forte e com muita humildade. Nem sempre desejamos esse tipo de ajuda. Nem sempre sabemos pedir, ou melhor, nem sempre sabemos pedir com humildade.

Muitos crêem que Jesus por ser misericordioso teremos nossa salvação garantida. Sim, Jesus é misericordioso - mas não é “tiranicamente misericordioso”, ou seja, Jesus não força, pois, não é do tipo: “Ou você me ama ou eu acabo com você”.

Não é assim que Ele age! É preciso entregar a vontade e o coração para que a salvação nos penetre. Quase sempre resistimos entregar-nos dessa forma. Assim, Ele quase nada pode fazer, porque não vai violentar nossa vontade, mas respeitá-la Para conseguir a salvação é necessário que a pessoa manifeste desejo de ser salva, abrindo-se e num momento seguinte – deixar de lado “certas preferências”, quase sempre egoístas, que impedem e endurecem o coração humano, explicitando um ato de sua vontade.

“Sim, eu quero eu quero ser salvo”!

Entre outras realidades - salvação - significa ser salvo de si mesmo, de seus enganos, de suas trapalhadas, das armadilhas que preparamos e nas quais caímos ao longo de nossa vida e das quais sozinhos não conseguimos sair.

Quando aceitamos Jesus e sua graça, então, livres e libertos, sentiremos que nos pertencemos a nós mesmos, sem amarras, podendo então, fazer a opção correta.

Considerando esses aspectos, perguntamos: O “mau ladrão”, dá a impressão de que deseja ser salvo?

Não, muito pelo contrário! Suas palavras e suas reações são típicas de quem vive e se alimenta do negativismo, do isolamento, da confusão interior, da vontade viciada, do ódio por si mesmo e pelos que estão à sua volta, incluído aqui Jesus.

Objetivamente, o que o texto ressalta é a dificuldade que o mau ladrão encontra para aceitar a amizade de Jesus. Ele se encontra reprimido. Sua vontade parece não lhe pertencer, comprometida que está com determinados “valores” que o cegaram para a verdade, impedindo-o de “explicitar-se para a salvação”, reconhecendo-a.

Ele não consegue tomar o seu ser nas mãos e entregá-lo para Jesus, como fez seu companheiro Dimas. Ele não consegue – (embora necessite) - dobrar-se às evidências, inflado que está pelo orgulho e porque acredita que pode salvar-se sozinho. Pessoas assim não gostam de compartilhar, atitude que pressupõe humildade. E ali, infelizmente – (se não aceitar a redenção da graça) – vai permanecer eternamente.

O grande homem de Deus, Tomás de Aquino, ensina que: “a nossa vontade deseja e necessita repousar no Bem. Mas esse “bem” tem de ser um bem verdadeiro”.

Em linguagem bem simples significa que todas as vezes que nos decidimos por um bem qualquer – inexpressivo - e nos acostumarmos com seus gostinhos carregados de emocionalidade, estaremos permitindo que a nossa vontade fique cada vez mais viciada.

Quando elegemos bens que não têm valor e estão servindo apenas para cobrir nossas carências e nossa infantilidade, torna-se difícil sair dessa situação, sem ajuda divina que contém amor, muito amor e só o amor, o verdadeiro amor, capaz de restaurar e substituir nossas feridas.

O texto do Evangelho acima permite, finalmente, que percebamos se estamos identificados com a atitude de Dimas, ou de seu companheiro.

E porque todos sabemos que é difícil repor estragos e substituir atitudes, corremos o risco de, como o mau ladrão, no finalzinho de nossas vidas, nos sentirmos impossibilitarmos de aceitarmos o convite que Jesus fez a Dimas: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”...

Mario Eugenio Nogueira
Membro “Aliança” da Comunidade Anuncia-Me
nogueiramario@terra.com.br



QUE DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Oh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente
as que mais precisarem!

Graças e louvores se dê a todo momento:
ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje!    Este é o dia que nos fez o Senhor Deus!  Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".

( Salmos )

.
ARTE E CULTURA
RELIGIÃO CATÓLICA
Ajuda à Catequese
EVANGELHO DO DIA
ANO DA EUCARISTIA
AMIGOS NPDBRASIL
COM MEUS BOTÕES
LIÇÕES DE VIDA
Boletim Pe. Pelágio
À Nossa Senhora
Orações Clássicas
Consagrações
O Santo Rosário
Devoção aos Santos
Fundamentos da Fé
A Bíblia Comentada
Os Sacramentos
O Pecado e a Fé
Os Dez Mandamentos
A Oração do Cristão
A Igreja e sua missão
Os Doze Apóstolos
A Missa Comentada
Homilias e Sermões
Roteiro Homilético
Calendário Litúrgico
O ANO LITÚRGICO
Padre Marcelo Rossi
Terço Bizantino
Santuário Terço Bizantino
Santuario Theotókos
Mensagens de Fé
Fotos Inspiradoras
Bate-Papo NPD
Recomende o site
Envie para amigos
 
Espaço Aberto
 
MAPA DO SITE
Fale conosco
Enviar e-mail
Encerra Visita
 

 


Imprimir

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...


Voltar
Página Inicial |Arte e Cultura | Literatura | BOLETIM MENSAL

Parceiros | Política de Privacidade | Contato | Mapa do Site
VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...
Design DERMEVAL NEVES - © 2003 npdbrasil.com.br - Todos os direitos reservados.