ACESSO À PÁGINA DE ENTRADA DO SITE! Brasil... Meu Brasil brasileiro... NPD Sempre com você... QUE DEUS NOS ABENÇOE!
ESPECIALIDADE EM FAZER AMIGOS
AME SUA PÁTRIA!
Voltar para Home Contato Mapa do Site Volta página anterior Avança uma página Encerra Visita

NADA PODE DETER O BRASIL, O BRASIL SOMOS NÓS!

 
Guia de Compras e Serviços

O PECADO E A FÉ CRISTÃ

Índice desta página
. MORAL FUNDAMENTAL
. CONSCIÊNCIA
. OS DEZ MANDAMENTOS
. A FÉ CRISTÃ


MORAL FUNDAMENTAL

Moral = mos, mores (latim) = costume

Ética = éthos (grego) = costume

Imoral = o que é contrário à moral - Ex: a nudez do índio não é imoral, por causa do costume indígena, por causa da cultura.

Moral cristã = costumes religiosos

Ética = costumes indicados pela razão humana ou valores descobertos pela razão humana  -  Ex: o aborto = objeção da consciência. É capitulado em lei, mas é contra a moral cristã.  É legal, porém é imoral.

Portanto, nem tudo o que é legal, é ÉTICO, é MORAL.

Quando falamos de moral, de ética, falamos de valores.

O que são valores?

Valor é um conjunto de qualidades que determina o mérito e a importância de um ser referente ao binômio BEM e MAL, como por exemplo: Caráter, Honra, Fidelidade, Idoneidade. Exemplos:

  • Se quero fazer um contrato, procuro uma pessoa honesta.
  • Se quero casar, procuro uma pessoa que seja fiel, que tenha caráter.
  • Se quero a verdade, procuro uma pessoa idônea, verdadeira.

Nós nascemos com valores, com razão (somos seres racionais) independentes do credo, religião, porque todos nós nascemos com uma lei eterna que sempre diz "Faça o bem e evite o mal" - este é o princípio da ética!


CONSCIÊNCIA

E nós sabemos quando agimos corretamente porque essa lei está dentro de cada um de nós na faculdade que se chama Consciência.

Resumindo:

Deus nos criou
Lei eterna
Razão
CONSCIÊNCIA
Espaço de liberdade
Nosso pensamento só
Nós e Deus conhecem
CONSCIÊNCIA MORAL

Consciência moral é a faculdade que me aponta se estou agindo bem ou mal.  É a balança.   A fonte dessa consciência moral é a opção fundamental que a pessoa faz. Ex: Nós CRISTÃOS escolhemos seguir JESUS CRISTO.

O que contribui para que a pessoa tenha consciência moral?
A educação, a formação, o ambiente em que vive, a cultura, as más inclinações.  A consciência moral é resultante de uma série de fatores externos aliados às tendências internas e personalidade de cada indivíduo.  Mas uma coisa é certa: todo ser humano sabe o que é certo e o que é errado, entretanto sua conduta ou seja, sua lei moral, nem sempre obedece a esta voz interna.

Falamos sobre valor.   Será que os valores da ética humana são diferentes dos valores da moral Cristã? Não.  Todo homem deve tender para o Bem, tenha ou não uma fé sobrenatural.

Hoje no Brasil e no mundo inteiro, uma das principais distorções que existem em nossa sociedade é o nível baixíssimo do ÉTICO.   O Brasil tem sido o país do jeitinho, onde a maioria das pessoas quer levar vantagem, no entanto, somos chamados do "maior país católico do mundo".   Onde está o nosso amor pelo irmão?   O que fizemos com o exemplo, com os ensinamentos de Cristo?

Resumindo:

  • A lei moral social nasce a partir das fontes nas quais se inspira (o ambiente em que vivemos, etc...)
  • A lei moral natural já está no coração das pessoas: é a lei eterna "Faça o bem e evite o mal".

Depois de falar de moral, de valores, vamos falar de DEUS, a razão de toda nossa vida, nossa existência, porque fomos criados por Ele, e se estamos vivos é por Ele.

Em primeiro lugar existe o fato incontestável da existência de Deus e de que Deus é o único Criador. Ex: Santo Tomás de Aquino versus cientistas.

Em segundo lugar entender como é Deus. Qual é o nosso conceito de Deus.
Deus é Fiel, Misericordioso e Bondade. Não é carrasco.

Deus é amor, nos ama infinitamente, sem cobranças, o que já não acontece conosco: estamos sempre cobrando alguma coisa de nós mesmos ou dos outros. O nosso amor é egoísta. O amor de Deus é infinito.

Como entender a misericórdia de Deus?
Liberdade para decidirmos nossa vida, para aceitá-lo ou não, para crermos Nele em sua doutrina ou não. Temos liberdade para optar e essa opção fundamental é que faz a diferença em nossa vida.

Se nossa opção é seguir a Deus então nós temos que levar a sério, porque não existe meio termo para nada. Ou você é ou não é. Esse é o princípio da filosofia. Ou eu quero ou não quero. Acredito ou não.

Deus nos criou porque nos ama e quando a gente ama quer ver o outro feliz e Deus fez tudo para nossa felicidade. Nos deu tudo e só pediu o nosso amor e nós dissemos NÃO à Ele e o homem continua através dos tempos a dizer não a Deus.

Vamos relembrar a história de Adão e Eva.   Agora então nós vamos falar sobre pecado.

O que é o pecado então?

É dizer NÃO a Deus, é desobedecê-lo, é querer se igualar a Ele, toda vez que estamos contra a moral e a ética estamos pecando e, também toda vez que nos omitimos.

Como saber se estou desobedecendo a Deus?

Deus querendo facilitar tudo para nós, nos deixou algumas regras, sinais para seguirmos.   As regras, as leis existem para facilitar a nossa vida.   Quais são essas leis?

OS DEZ MANDAMENTOS

As leis que Deus nos deixou para sabermos se estamos seguindo a Sua vontade e desta forma estamos obedecendo-O, são os DEZ MANDAMENTOS:

1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
4°) HONRAR PAI E MÃE
5°) NÃO MATAR
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
7°) NÃO ROUBAR
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS

 

Vamos falar de cada um deles:

1 - Amar a Deus sobre todas as coisas.

Amar a Deus no próximo, através do nosso irmão. Temos que nos assemelharmos à Ele, e para isso nos temos que; Amar a todos A todos perdoar. A todos servir. E a ninguém excluir.

Santo Agostinho definia que o nosso amor por Deus é assim: "Um conflito entre dois amores: o amor de Deus impelido até o desprezo do amor de si." ou "o amor de si impelido até o desprezo do amor de Deus". Quando fomos batizados nós nos tornamos cristãos. Isso quer dizer que nós não somos apenas amigos de Cristo, mas que estamos inseridos (fazemos parte) no seu projeto de salvação, de restauração.

Jesus Cristo veio para restaurar a vida das pessoas, da igreja. Ex: nas Bodas de Caná Ele transformou a água em vinho, deu vida ao filho da viúva de Naim, fez os cegos enxergarem, os surdos ouvirem, os coxos andarem, etc... Nós temos que a exemplo de Jesus Cristo restaurar a vida da sociedade.

E eu restauro a sociedade quando eu ajo com a consciência moral cristã, testemunho Jesus Cristo onde quer que eu esteja, quando luto contra os preconceitos racial, de cor, nível social.  "Deus só pede o nosso amor" - Leia Mt 22, 34-40

2 - Não tomar seu santo nome em vão.
     Proíbe todo uso impróprio do nome de Deus.
      Respeito como conseqüência do amor
      Jurar usando o nome de Deus

3 - Guardar domingos e festas de guarda.
     Assistir e participar das missas - um único dia para adorar e louvar a Deus.

4 - Honrar Pai e Mãe.
      Respeito aos pais
      Obediência
      Diálogo

Na primeira parte da vida nós nos perguntamos qual o sentido daquilo que a gente fez, o que a gente é. Na segunda parte da vida nos temos a sabedoria. Na primeira parte nos devemos nos orientar pelos mais velhos porque eles têm a sabedoria e a experiência.

5 - Não matar.
     Só Deus tem o direito de tirar a vida
      Aborto
      Eutanásia
      Suicídio
      Homicídio

6 - Não pecar contra a castidade.
      Integração correta da sexualidade na pessoa
      Namoro
      Se manter puro (corpo e alma)
      Relacionamento superficial dos jovens

Pensamento: Sempre que uma pessoa procura um prazer a curto prazo, vai ter um sofrimento a longo prazo.

7 - Não roubar.
      Apropriar-se do que não é seu
      Roubar a paz

8 - Não levantar falso testemunho.
      Matar com a língua.
      Desmoralizar
      Ter misericórdia com o próximo

Quando falar, falar com a pessoa certa, pedir a orientação do Espírito Santo.
Jesus disse: Não é o que entra pela boca que causa mal e sim o que sai da boca.

9 - Não desejar a mulher do próximo.
      Respeito ao compromisso assumido pelos outros
      Matrimônio
      A importância da família

10 - Não cobiçar as coisas alheias.
      Sermão da Montanha - Mt. 5, 1 – 12
      "O SER tem que estar acima do TER"

Existe pecado maior e menor?
   O pecado maior é o pecado mortal ou grave.
   O pecado menor é o pecado venial ou leve.

Para haver pecado é necessário:
    Matéria grave
    Consciência plena
    Consentimento pleno
    Também pecamos por omissão. . .

Deus é amor, misericórdia. Temos a certeza do amor de Deus. PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO - Lc. 15, 11 - 32

Quando Jesus morreu na cruz Ele realizou a salvação. Na hora de sua morte, o sacrifício de Cristo se torna a fonte de onde brotará o perdão dos pecados portanto, para todo pecado existe perdão, apenas um único é imperdoável: é você morrer sem acreditar em Deus, é o pecado contra o Espírito Santo, é o pecado da pessoa que não aceita o amor de Deus e o seu perdão.

Apesar da infinita bondade de Deus, nós não estamos liberados para pecar e fazer o que bem quisermos ou cometer tantos erros quantos queiramos: devemos temer a punição de nossas faltas.   O castigo não vem de Deus, pois Ele é pura misericórdia. A penalização vem de nós mesmos, de nossa consciência, pois nós sabemos quando estamos errados e se mesmo assim cometemos o erro, dentro de algum tempo nossa própria consciência exigirá uma reparação, mesmo com o total perdão de Deus.

Errar é uma característica do ser humano, mas continuar e permanecer no erro é um pecado contra nós mesmos e, nós não somos tão bons conosco como Deus o é...  ainda não aprendemos a perdoar nem a nós mesmos...  PRATIQUE O PERDÃO!



Salmos: (103/102)

R. O Senhor é bondoso e compassivo!
1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que existe em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e jamais te esqueças de todos os seus benefícios. - R.
2. É Ele que perdoa as tuas faltas, e sara as tuas enfermidades. É Ele que salva tua vida da morte, e te coroa de bondade e de misericórdia. - R.
3. O Senhor é bom e misericordioso, lento para a cólera e cheio de clemência. - R.
4. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos castiga em proporção de nossas faltas. - R.
5. Tanto o oriente dista do ocidente quanto ele afasta de nós nossos pecados. Como um pai tem piedade de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem, - R.


A FÉ CRISTÃ

A fé cristã consiste em aceitar, acolher a pessoa de Jesus e viver segundo a sua mensagem. Aceitar que Deus existe não significa ter fé.

Fé é adesão pessoal da pessoa a Deus; é aceitar Jesus tal como ele se manifestou, isto é, como o Messias, Salvador e Senhor; é acolher e viver sua mensagem religiosa. Pela fé a pessoa dá assentimento a Deus, submete a ele sua inteligência e vontade. O ato de crer é dom de Deus, fruto da ação da graça no coração humano. Quem move o coração para acolher a fé é o Espírito Santo.

A certeza interior na mensagem de Jesus e em suas promessas determina um modo de viver na perspectiva da vida eterna. A Carta aos Hebreus declara: A fé é uma posse antecipada do que se espera, é o meio de demonstrar as realidades que não se vêem ("A fé é um modo de já possuir aquilo que se espera, é um meio de conhecer realidades que não se vêem." Hb 11,1).

A fé é uma tomada de posição. Uma opção definitiva, não existe meio termo.   Não pode ser fruto de puro sentimentalismo, que vai e vem conforme as circunstâncias. Na fé entra a razão e o coração. Hoje precisamos crer com clareza de doutrina.

A fé torna-se, portanto, um desafio, pois imprime no cristão novas atitudes, novas categorias de pensamento, de comportamento, de sentimento, fazendo o homem a escolher Deus.

Para alimentar nossa fé nós temos: a oração, a comunhão, a leitura e o estudo da Bíblia.

A Bíblia contém a revelação que Deus fez de si mesmo aos homens. Se uma pessoa quer conhecer a Deus, deve meditá-la diariamente, e encontrará a Deus na sua palavra. A fé e a vida espiritual não sobrevivem por si mesmas: precisam ser alimentadas com a Palavra e com a oração.

A felicidade perene, tão desejada pelo homem, não existe fora de Deus, pois só em Deus ela pode ser eterna; portanto, para alcançar a felicidade verdadeira, são necessárias duas condições: conhecer a vontade de Deus (já manifestada) e colocá-la em prática.

Assim como o corpo necessita de alimento diário, a vida espiritual do cristão, precisa de ser alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia. Quem quiser crescer na vivência cristã precisa tomar a Palavra de Deus e a Eucaristia como alimento diário.

Exemplos de Fé:
Maria de Nazaré é o nosso maior exemplo de fé. Jovem mulher foi escolhida para ser a Mãe do Messias, prometido e anunciado pelos profetas de Israel. Leia as passagens Bíblicas:   (Gn 3, 14 - 15 / Is 7, 13 - 15 / Sf 3, 14 – 17)

O homem novo nasce pela fé em Jesus Cristo. Jesus falou em renascer da água e do Espírito, isto é, ser batizado e receber o dom do Espírito Santo. A fé em Jesus gera o homem novo. O batismo é seu nascimento para o Reino de Deus.

Maria é a primeira mulher nova, o protótipo do cristão, pois foi a primeira a crer.  Para ela, que fez para Jesus todos os trabalhos que a mãe faz em favor do filho, aceitar que ele não era simples homem, mas Filho de Deus, não foi fácil. Talvez tenha custado mais para ela do que para nós crer que seu filho era Deus, pois, antes de presenciar seus milagres e sinais, viu, durante anos, sua limitação humana, que o fazia semelhante a toda criança ou jovem do seu tempo.

Caminhando com ele, ouvindo suas pregações, teve oportunidade de acolher mais profundamente o Reino de Deus que nele se manifestava. Com os demais discípulos acolheu o Reino e cresceu na fé e no amor. Pelo amor foi fiel em sua missão de mãe, mesmo envolta em dor ao ver seu filho pregado na cruz.

Maria, a grande vocacionada do Pai, foi fiel ao Espírito Santo, trazendo ao mundo o Salvador.   O Sim vívido que muda a história da humanidade!

Outros exemplos de fé na história:
Abraão
Moisés


São Silouane (1866-1938), monge

“Sede misericordiosos como o vosso Pai do Céu é misericordioso"

Senhor misericordioso, como é grande o teu amor para comigo, pecador!

Concedeste-me conhecer-Te; fizeste-me saborear a tua graça. “Saboreai e vede como o Senhor é bom» (Sl. 33, 9). Destes-me a gostar a tua bondade e misericórdia, e a minha alma sente-se insaciavelmente atraída para Ti, dia e noite. A minha alma não pode esquecer o seu Criador, porque o Espírito divino lhe dá forças para amar Aquele que ela ama; não pode saciar-se, mas deseja sem descanso o seu Pai celestial.

Bem-aventurada a alma que ama a humildade e as lágrimas, e que odeia os pensamentos perversos. Bem-aventurada a alma que ama o seu irmão, porque o nosso irmão é a nossa própria vida. Bem-aventurada a alma que ama o seu irmão: sente nela a presença do Espírito do Senhor; Ele dá-lhe paz e alegria, e ela chora pelo mundo inteiro.

A minha alma lembrou-se do amor do Senhor, e o meu coração ficou mais cálido. A minha alma abandonou-se a uma profunda lamentação, porque muito ofendi o Senhor, meu Criador muito amado. Mas Ele não Se lembrou mais dos meus pecados; e então, a minha alma entregou-se a uma lamentação ainda mais profunda para que o Senhor tenha piedade de cada alma e a receba no seu Reino celeste. E a minha alma chora pelo mundo inteiro.


Um estudo teológico está distribuído nas seguintes páginas deste site:




QUE DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Oh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente
as que mais precisarem!

Graças e louvores se dê a todo momento:
ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje!    Este é o dia que nos fez o Senhor Deus!  Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".

( Salmos )

.
ARTE E CULTURA
RELIGIÃO CATÓLICA
Ajuda à Catequese
EVANGELHO DO DIA
ANO DA EUCARISTIA
AMIGOS NPDBRASIL
COM MEUS BOTÕES
LIÇÕES DE VIDA
Boletim Pe. Pelágio
À Nossa Senhora
Orações Clássicas
Consagrações
O Santo Rosário
Devoção aos Santos
Fundamentos da Fé
A Bíblia Comentada
Os Sacramentos
O Pecado e a Fé
Os Dez Mandamentos
A Oração do Cristão
A Igreja e sua missão
Os Doze Apóstolos
A Missa Comentada
Homilias e Sermões
Roteiro Homilético
Calendário Litúrgico
O ANO LITÚRGICO
Padre Marcelo Rossi
Terço Bizantino
Santuário Terço Bizantino
Santuario Theotókos
Mensagens de Fé
Fotos Inspiradoras
Bate-Papo NPD
Recomende o site
Envie para amigos
 
Espaço Aberto
 
MAPA DO SITE
Fale conosco
Enviar e-mail
Encerra Visita
 

 


Imprimir

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...


Voltar
Página Inicial |Arte e Cultura | Literatura | BOLETIM MENSAL

Parceiros | Política de Privacidade | Contato | Mapa do Site
VOLTA AO TOPO DA PÁGINA...
Design DERMEVAL NEVES - © 2003 npdbrasil.com.br - Todos os direitos reservados.